Estamos hoje no mundo globalizado, graças aos avanços tecnológicos, podemos estar conectado, informado e atualizado. As redes sociais nos proporciona contatos seja qual for a distancia, para se comunicar e interagir uns com os outros.
A Internet está propondo à sociedade uma nova atuação sobre a realidade. Se conhecer é atuar, modificando a realidade, mediante esquemas de ação e mediante esquemas que lhe dão sentido, então estamos vivenciando um momento ímpar na humanidade.
Ensinar com a Internet será uma grande revolução na educação, se vier acompanhado de mudança de paradigmas. As tecnologias serão utilizadas para simples repasse de informações. Se, no entanto, as pessoas forem abertas, atentas, estiverem motivadas, a Internet poderá abrir novos caminhos fantásticos, trazendo inúmeras formas de contato com o mundo.
Com a Internet pode-se desenvolver novas atividades com interesse didático-pedagógico, com instigações capazes de colaborar para uma reflexão crítica, para o desenvolvimento da pesquisa, para o intercâmbio de dados científicos e culturais, para a construção de conhecimentos, num movimento de fazer, refletir e refazer. As tecnologias nas salas de aula possibilitam criar projetos pedagógicos, a interdisciplinaridade, as trocas interindividuais, a comunicação à distância, permitindo o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem centrados na atividade dos alunos, na interação social e desenvolvimento de um espírito de colaboração, autônomo e crítico-construtivo.
Portando cabe a nos profissionais utilizarmos essa ferramenta com um meio facilitador no processo ensino-apredizagem. Tendo em vista esse meio de apredizagem, estudos e propostas estão avançando para potencializar os espaços educativos com o uso da tecnologia de informação e de comunicação, para revolucionar e ampliar as interações humanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário