A Internet
e a Educação
O mundo globalizado no qual vivemos, está em
constantes processos de evolução e
modificações sócio-econômicas, políticas e culturais. Essas alterações nos
segmentos supracitados também podem ser evidenciadas em um setor que atualmente
está em plena voga, o setor tecno-educacional, que por sua vez é um determinante
para a ocorrência de reformas significativas em uma esfera social mundial de
extrema relevância que é a Educação.
O sistema educacional, por lidar com a interação
entre as pessoas, tem o dever de se adequar às grandes inovações tecnológicas
que se processam no cenário global no que se refere ao surgimento de novas
mídias como a Internet, porém é fato de que as unidades de ensino não fazem uso
devidamente de tais recursos tecnológicos, em especial a internet.
Essa rede mundial vem ganhando espaço cada vez
maior na vida das pessoas. E as instituições escolares por sua vez se vêem
diante de um grande desafio que é o de inserção da internet nas práticas pedagógicas,
a introdução e utilização da tecnologia como um artifício pedagógico que
oportunizará aos alunos e professores uma maior aproximação de seus universos
de conhecimento, além da ampliação dos mesmos para fora dos limites das salas
de aulas. A rede global propicia a esses sujeitos uma interatividade sem
fronteiras com realidades que antes lhes eram totalmente alheias e destitui o
professor do papel de único detentor do conhecimento, cabendo a ele não mais o
estatus de professor-educador, mas o de educomunicador, ou seja, um
profissional mais completo.
A internet como a nova mídia do momento se constrói
como um espaço de socialização e para isso se utiliza da educação, promovendo
dessa forma uma estreita ligação entre comunicação e educação, que apesar de constituírem
áreas distintas do conhecimento, ambas promovem a interação entre os diversos
sujeitos que convivem na sociedade. Partindo desse princípio de íntima ligação,
a internet põe em xeque as instituições escolares nos moldes em que as mesmas
estão organizadas atualmente, haja vista que as informações disponíveis na
internet superam em muito os conhecimentos que se tem acesso nas salas de aula através
dos professores.
Desse modo, evidencia-se a necessidade urgente de
adequação das escolas às inovações tecnológicas que se processam nessa nova
era, tal uma adequação que possibilite a autoformação do educador por meio da
pedagogia da comunicação, para que ele se transforme num agente de divulgação
de um saber crítico-construtivo acompanhando o processo de avanço tecnológico
que se verifica nos dias atuais em nossa sociedade.
A internet apresenta uma relevância considerada
para o processo de ensino aprendizagem por facilitar a construção do
conhecimento que potencializa as ações pedagógicas. No entanto a mesma não pode
ser concebida como a “salvadora da educação”, pois essa ferramenta por si só
não pode proporcionar a garantia de qualidade na educação brasileira, visto que
a utilização eficaz desse recurso esta intimamente ligada a uma visão critica
dos educadores. Postado pela equipe 062011
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