encerramento

encerramento
disciplina Psicologia do desenvolvimento

quinta-feira, 7 de julho de 2011


A Internet e a Educação

O mundo globalizado no qual vivemos, está em constantes processos  de evolução e modificações sócio-econômicas, políticas e culturais. Essas alterações nos segmentos supracitados também podem ser evidenciadas em um setor que atualmente está em plena voga, o setor tecno-educacional, que por sua vez é um determinante para a ocorrência de reformas significativas em uma esfera social mundial de extrema relevância que é a Educação.
O sistema educacional, por lidar com a interação entre as pessoas, tem o dever de se adequar às grandes inovações tecnológicas que se processam no cenário global no que se refere ao surgimento de novas mídias como a Internet, porém é fato de que as unidades de ensino não fazem uso devidamente de tais recursos tecnológicos, em especial a internet.
Essa rede mundial vem ganhando espaço cada vez maior na vida das pessoas. E as instituições escolares por sua vez se vêem diante de um grande desafio que é o de inserção da internet nas práticas pedagógicas, a introdução e utilização da tecnologia como um artifício pedagógico que oportunizará aos alunos e professores uma maior aproximação de seus universos de conhecimento, além da ampliação dos mesmos para fora dos limites das salas de aulas. A rede global propicia a esses sujeitos uma interatividade sem fronteiras com realidades que antes lhes eram totalmente alheias e destitui o professor do papel de único detentor do conhecimento, cabendo a ele não mais o estatus de professor-educador, mas o de educomunicador, ou seja, um profissional mais completo.
A internet como a nova mídia do momento se constrói como um espaço de socialização e para isso se utiliza da educação, promovendo dessa forma uma estreita ligação entre comunicação e educação, que apesar de constituírem áreas distintas do conhecimento, ambas promovem a interação entre os diversos sujeitos que convivem na sociedade. Partindo desse princípio de íntima ligação, a internet põe em xeque as instituições escolares nos moldes em que as mesmas estão organizadas atualmente, haja vista que as informações disponíveis na internet superam em muito os conhecimentos que se tem acesso nas salas de aula através dos professores.
Desse modo, evidencia-se a necessidade urgente de adequação das escolas às inovações tecnológicas que se processam nessa nova era, tal uma adequação que possibilite a autoformação do educador por meio da pedagogia da comunicação, para que ele se transforme num agente de divulgação de um saber crítico-construtivo acompanhando o processo de avanço tecnológico que se verifica nos dias atuais em nossa sociedade.
A internet apresenta uma relevância considerada para o processo de ensino aprendizagem por facilitar a construção do conhecimento que potencializa as ações pedagógicas. No entanto a mesma não pode ser concebida como a “salvadora da educação”, pois essa ferramenta por si só não pode proporcionar a garantia de qualidade na educação brasileira, visto que a utilização eficaz desse recurso esta intimamente ligada a uma visão critica dos educadores. 
  Postado pela equipe 062011    

Nenhum comentário:

Postar um comentário